CORDEIRO de ITIÚBA

Consulte antes um POETA

Textos

 

GRAÇAS A DEUS, SEU ADONIAS NÃO TINHA RELÓGIO

Na minha ITIÚBA, no tempo em que eu era menino e morava na zona rural, os pais pobres — e quase todos eram pobres — mandavam, de vez em quando, seus filhos visitarem padrinhos, amigos ou pessoas de melhor condição financeira.

Levavam um presente: uma caça, um cacho de licuri, alguma fruta... Ou levavam apenas a "disposição" para ajudar em alguma coisa. E aqui faço uma pergunta: alguém com fome tem disposição?

Se fosse menina, ajudaria a madrinha na labuta doméstica. Se fosse menino e o padrinho tivesse algum serviço, talvez ajudasse. Mas todos iam com uma certeza: não voltariam com a tripa seca.

Na casa do vovô, o mestre RAIMUNDO SOUZA, que me criava, graças a DEUS nunca houve escassez. Pelo menos de comida. O que nos faltava era leitura.

E ela só chegava às nossas mãos por intermédio de Robério Azeredo, que morava na sede do município e trabalhava em Salvador, no IBGE. De lá ele trazia o mundo impresso: Jornal A Tarde, Tribuna da Bahia, Revista Manchete...

O vovô então me mandava à casa dele buscar aquele tesouro. Eu lia primeiro e depois voltava para ler tudo em voz alta para o vovô.

Quando cansava da leitura, saía perambulando pela cidade.

Os meninos da minha idade passavam horas diante da televisão — novidade naquele tempo. Eu, não.

O que realmente me fascinava era ficar parado na porta da relojoaria de Mundinho. Mundinho, morava em Picos, mas mantinha sua relojoaria na sede do município.

Eu me debruçava sobre o balcão e ficava, como se diz hoje, "filmando" aquele homem. A lupa presa ao olho, as pinças delicadas, as engrenagens minúsculas... Parecia mágica.

Não sei se por boa vontade ou para se livrar daquele menino curioso, um dia ele perguntou:

— Gostaria de aprender a consertar relógio?

Nossa! Era exatamente o que eu queria ouvir.

Respondi sem pensar:

— Quero!

Então veio a aula:

— Chegue em casa, pegue o relógio do seu pai, desmonte e monte novamente.

Saí dali frustrado.

Porque, naquela época, meu pai não tinha relógio.

Graças a DEUS.

Pois, se tivesse, eu só teria duas alternativas.

A primeira: se não conseguisse montar o relógio funcionando "bonitinho", certamente teria levado uma pisa do meu pai.

A segunda: se conseguisse, quem sabe ganharia um emprego na relojoaria de Mundinho.

E você não estaria lendo esta crônica.

Nem os meus poemas.

Muito menos conhecendo a minha história.

São Paulo, 17/07/2026
www.cordeiro.com.br

CORDEIRO de ITIÚBA
Enviado por CORDEIRO de ITIÚBA em 18/07/2026


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Compartilhar